PAAF - PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA GUIADA POR ULTRA-SOM

 

A maioria dos nódulos não necessita ser removida a não ser para investigação diagnóstica ou quando sua remoção fizer parte do próprio tratamento.

A PAAF - Punção Aspirativa por Agulha Fina guiada por ultra-som é um método muito rápido, de boa resolução e pouco doloroso de diagnosticar nódulos, geralmente císticos, detectados em várias regiões do corpo humano, mais comumente na Mama e na Tireóide.

A PAAF - Punção Aspirativa por Agulha Fina guiada por ultra-som é usada para se obter pequenas amostras destes nódulos ou cistos, por meio de sua localização pelo ultra-som, que mostrará também o caminho a ser percorrido pela agulha, semelhante àquela usada para injeção.

A técnica empregada é menos invasiva do que os métodos cirúrgicos tradicionais, deixa pouca ou nenhuma cicatriz, cerca de 15 minutos de duração e o paciente poderá retomar em seguida as suas atividades normais

Alguns nódulos ou cistos necessitam de três ou mais coletas para se obter um material de boa qualidade, mas na maioria dos casos uma ou duas coletas são suficientes.

Na glândula Tireóide, geralmente é necessário realizar a coleta nos seus dois lobos: direito e esquerdo.

O objetivo do procedimento é colher as amostras e então encaminhar o material para o Laboratório, que procederá a análise e com essas informações o médico solicitante irá decidir a conduta indicada para cada caso.


Convênios que atendemos

Para mais informações consulte-nos.